ENTRE O ESTRANHAMENTO E O IMPASSE REGIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA A ARGENTINA NO MERCOSUL (2019-2022)

Publicado em 15/02/2023 - ISBN: 978-85-5722-613-5

Título do Trabalho
ENTRE O ESTRANHAMENTO E O IMPASSE REGIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA A ARGENTINA NO MERCOSUL (2019-2022)
Autores
  • Thiago Vicino Fernandes
Modalidade
Resumo
Área temática
Política externa e diplomacia
Data de Publicação
15/02/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://eventos.marilia.unesp.br/anais/xixsemanaderi/539951-entre-o-estranhamento-e-o-impasse-regional--analise-da-politica-externa-do-brasil-para-a-argentina-no-mercosul-(2
ISBN
978-85-5722-613-5
Palavras-Chave
Política externa brasileira, Argentina, Mercosul
Resumo
Ao celebrar pouco mais de 30 anos, o Mercosul demonstra resiliência no panorama do regionalismo sul-americano, e a confiança entre Brasil e Argentina foi e é central para a integração regional. Porém, a Política Externa Brasileira (PEB) no governo de Bolsonaro tensionou as relações com a Argentina, criando incerteza para o bloco a partir das diferentes visões dos dois governos acerca do processo de integração. Assim, pergunta de pesquisa foi: qual o impacto político da atual PEB para a Argentina no processo de integração do Mercosul? Objetivou-se analisar a PEB para a Argentina em temas envolvendo o Mercosul no governo Bolsonaro. Os objetivos específicos foram: a) identificar as articulações domésticas que compõem a PEB Bolsonaro no Mercosul; b) investigar os posicionamentos da PEB para o Mercosul de 2019 a 2022; c) relacionar as principais divergências e convergências entre Brasil e Argentina no Mercosul; d) compreender o impacto político da relação bilateral na integração. A partir do subsi´dio da literatura sobre ana´lise da PEB, procedeu-se à coleta de fontes prima´rias extrai´das de jornais de circulação nacional (Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo), de sites do governo brasileiro (DOU, MRE, Planalto) e do Mercosul, por meio de técnicas de coleta em linguagem Python. Realizou-se tratamento e indexação dos arquivos em bases do Laboratório de Relações Internacionais da Unesp. Por fim, procedeu-se ao acompanhamento do objeto pela criação de um banco de termos e aprimoramento no uso de operadores booleanos nas buscas pelo software Recoll, indexador do conteúdo e metadados dos arquivos. Sugere-se que a PEB de Bolsonaro para a Argentina pode ser categorizada em duas fases, de distanciamento e reaproximação. A primeira, com Ernesto Araújo (jan/19-mar/21), representou tensão da PEB para com a Argentina no nível discursivo, mas os interesses e recuos apontam para uma disputa ao nível da sua formulação. Na segunda, com Carlos França (abr/21-hoje), o Brasil retoma a relação bilateral sobretudo para acordar a redução unilateral da Tarifa Externa Comum, argumentando a contenção da inflação. Porém, essa posição já era antes defendida no governo por Paulo Guedes. Desde a eleição de Alberto Fernández, a relação diplomática é tensionada no Mercosul pela oposição entre os interesses livre-cambistas do Brasil e os mais protecionistas da Argentina e do setor industrial brasileiro que respondem pela continuidade da política tarifária do bloco. A tensão bilateral concorre para desafiar o poder institucional do Mercosul em condicionar o respeito às regras do processo decisório, pois os objetivos comuns com a integração não estão claramente estabelecidos.
Título do Evento
XIX Semana de Relações Internacionais
Cidade do Evento
Marília
Título dos Anais do Evento
Anais da Semana de Relações Internacionais
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERNANDES, Thiago Vicino. ENTRE O ESTRANHAMENTO E O IMPASSE REGIONAL: ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA DO BRASIL PARA A ARGENTINA NO MERCOSUL (2019-2022).. In: Anais da Semana de Relações Internacionais. Anais...Marília(SP) Unesp/FFC - Câmpus de Marília, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xixsemanaderi/539951-ENTRE-O-ESTRANHAMENTO-E-O-IMPASSE-REGIONAL--ANALISE-DA-POLITICA-EXTERNA-DO-BRASIL-PARA-A-ARGENTINA-NO-MERCOSUL-(2. Acesso em: 24/05/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes